Menu

A Empresa

A empresa Castella Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda., foi registrada inicialmente em 1972 em nome de Rioyti Yokomizo. Com o falecimento do fundador em 1980, passou a se chamar Yoko Nose Yokomizo ME. De 1987 até o presente passou a ser chamada como citado acima.

Origens

É produzido na província de Nagasaki, Japão, um bolo que se assemelha a pão-de-ló que se chama castella. Este doce foi introduzido por portugueses nos meados do século XVI.

O termo Castella tem origem na região de Espanha, na península ibérica. Esta região concentra muitos castelos e o termo castella vem do latim que é plural de castellum (castelo).

Quando os japoneses perguntaram o nome do doce, os portugueses responderam que era doce feito em Castella ou que era doce de Castella. Daí o doce passou a ser chamado castella.

Este bolo castella sofreu algumas modificações da sua forma original e é até hoje muito apreciado na região e em todo o país.

O primeiro produto da empresa foi manjú, doce tradicional japonês. Trata-se de um doce feito com farinha, ovos e açúcar recheado com pasta doce de feijão Azuki. O nome Castella Manjú foi sugerido por Toyoji Nose (pai de Yoko Nose Yokomizo). Quando era menino, ia até uma região chamada Kurume, na província de Fukuoka, onde saboreava o castella manjú. Talvez o termo tenha originado pela semelhança dos ingredientes utilizados para preparo de "castella"(bolo).